O Curso

Em nosso país, o Brasil, considera-se como educação infantil o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 meses. E, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de “creche”e o que atende as crianças de 4 a 6 anos se chama “pré-escola”.

Berçário (De 1 ano até 1 ano e 11 meses)

Desenvolvemos um trabalho que propicie a criança uma socialização e, na medida de seu interesse, de treinar as atividades da vida prática, fazer jogos de encaixe, trabalhar com materiais diversos que lhe dê possibilidade de criar, fazer exercícios, dançar, cantar, ouvir histórias, dramatizar, enriquecer seu vocabulário, desenvolver sua capacidade para raciocinar e resolver seus pequenos problemas de relacionamento.
Atividades desenvolvidas:
• Noções de matemática
• Linguagem oral
• Manuseio com vários materiais de artes
• Exploração do espaço do papel
• Aula de música uma vez por semana, com professor específico e desenvolvimento da coordenação motora ampla
• Desenvolver as seguintes habilidades: coordenação (fina, grossa, visomotora, global, grafismo)
• Imagem corporal
• Linguagem
• Sensações (órgãos dos sentidos)
• Movimentos ritmados (através da música)
• Lateralidade
• Atenção e concentração
• Atividades de rotina (alimentação, sono, higiene)
• Percepção (espaço, tempo, táctil, auditiva, olfativa, visual)

Maternal I (De 2 anos até 2 anos e 11 meses)

Neste estágio, uma dos principais objetivos é a socialização, visto que se torna muito importante que a criança aprenda a se relacionar com seus colegas, a apreciar a companhia deles e a cooperar com todos eles, nas diferentes atividades que irá desenvolver.
Neste período, a criança apresenta uma capacidade maior de se concentrar por mais tempo, de organizar os horários das atividades e de obedecer às normas estabelecidas para a prática das mesmas.
Nossas atividades são desenvolvidas baseando-se nas atividades:
• Matemática
• Linguagem oral/ Linguagem escrita
• Movimento/ Brincar
• Artes visuais
• Conhecimento do mundo
• Movimentos ritmados (através da música)

Maternal II (De 3 anos até 3 anos e 11 meses)

Em prosseguimento ao período anterior, nosso trabalho reintegra a preocupação de trabalhar a socialização de forma plena, visando cada vez mais a melhor integração da criança ao grupo.
Nesse período, desenvolvem-se as seguintes atividades:
Matemática
• Linguagem oral / Linguagem escrita
• Movimento / Brincar
• Artes visuais
• Conhecimento do mundo
• Informática
• Recreação
• Ballet (opcional)
• Movimentos ritmados (através da música)

Pré-Escola I (De 4 anos até 4 anos e 11 meses)

Nessa idade a criança já tem uma boa percepção do espaço e do mundo que a cerca. Sendo assim, iniciamos uma programação de prontidão para a alfabetização (respeitando o ritmo de cada criança).
Desenvolvemos um trabalho direcionado nas seguintes áreas:
Matemática
• Linguagem oral / Linguagem escrita
• Movimento / Brincar
• Artes visuais
• Conhecimento do mundo
• Informática (professor específico)
• Recreação dirigida
• Ballet (opcional)
• Movimentos ritmados (através da música)

Pré-Escola II (De 5 anos até 5 anos e 11 meses)

Neste período enfatizamos nosso objetivo em orientar nossos alunos, respeitando a individualidade de cada criança levando-a, a se desenvolver como um ser crítico e atuante na sociedade em que vivemos.
Nesta faixa etária, os vínculos das crianças com seus colegas se ampliam e alcançam a turma. Esta convivência social mais intensa gera situações de conflito e disputa, mediadas pela professora que incentiva o uso da linguagem verbal.
Ações como dividir, esperar e negociar passam a ser exigências do dia-a-dia escolar. Ao longo do ano, as crianças vão aprendendo que o desejo individual está subordinado às possibilidades da vida coletiva e que, longe de se tratar de uma perda, participar de uma rede social inclui, principalmente, vivências de companheirismo, solidariedade, reciprocidade e respeito.
Corpo e Movimento
• Educação Artística
• Literatura Infantil
• Linguagem Oral e escrita
• Inglês
• Matemática
• Ciências Naturais
• Informática
• Movimentos ritmados (através da música)

Projetos Educativos

Os projetos escolares surgem a partir de temas geradores: Definimos a importância dos mesmos, seus objetivos, e auxiliamos com inúmeras idéias para análise e reflexão do professor, facilitando, assim, a prática diária.

Em uma escola, os projetos podem ser utilizados em vários aspectos diferentes do trabalho e os projetos didáticos têm por meta principal o ensino de alguns conteúdos predeterminados e neles a participação dos alunos é, evidentemente, indispensável. Muitos projetos já destacaram um efetivo trabalho dos alunos do CERD, tais como: projeto folclore, projeto solidariedade, projeto poesia, entre outros.

E, para fechar o ano sempre realizamos uma feira cultural. Toda a comunidade é convidada a participar e nossos alunos preparam todo o material de forma bem lúdica e fazem questão de apresentar seus trabalhos com muita dedicação e empenho para que a mensagem seja realmente compreendida.

Escola é…

… o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos…
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,
Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico…

Numa escola assim vai ser fácil !
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

Paulo Freire

O Brincar

Todos sabem que a criança precisa brincar. A brincadeira é, na verdade, um exercício muito importante, pois leva à busca de soluções para diferentes situações. Em nossa escola, trabalhamos para que toda criança brinque em um contexto estimulante e educativo, fazendo com que a alegria em aprender seja um sólido alicerce para a continuidade de seus estudos.
Neste processo de formação, a Educação Infantil deve proporcionar a criança um conjunto de meios e oportunidades para um crescimento saudável em todos os aspectos, visando principalmente a socialização do indivíduo.
Construímos um ambiente escolar onde a criança se sinta segura em seu relacionamento com os educadores, oferecendo condições para que ela participe ativamente, construindo valores e aprendendo a respeitar os sentimentos, ideias, atitudes e direitos dos outros.
Reconhecemos assim, o aluno integralmente, promovendo o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social.